sábado, 8 de março de 2014

Relação entre Estado, Sociedade e Políticas Públicas


INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO – ISE
CURSO DE HISTÓRIA

 
POLÍTICAS EDUCACIONAIS

 
Relação entre Estado, Sociedade e Políticas Públicas
  
Relationship between State, Society and Public Policy
Irineu Aparecido Matos[1]
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo identificar as diferenças existentes e correlatas, em políticas educacionais no que tange as divergências do Estado, Sociedade e políticas públicas, entre elas as diferenças sociais a má distribuição renda, até mesmo a falta dela para com a sociedade brasileira é uma verdade gritante. Com isso políticas públicas encobrem enganando, escondendo a verdade para com este povo explorado, os quais, são mal representados, sendo assim, discorreremos adiante explicitamente conforme se vê pelo título.
Palavras-chave: Estado, Sociedade, Políticas Públicas, Má Distribuição de Renda
 
ABSTRACT
This study aims to identify existing and related differences in educational policies regarding the differences of the state, society and public policy, including social differences bad distribution of income, even the lack of it towards the Brazilian society is a stark truth. With that public policies have hidden deceiving, hiding the truth with this exploited people, which are poorly represented, so we will discuss later explicitly as shown by the title.
Keywords: State, Society, Public Policy, Bad distribution of income
 
Considerações sobre Políticas Educacionais
 
Estado, Povo, Nação, Sociedade, comunidade, sinônimos de tamanhos diferentes, realidades em se conhecer pelas extremidades apenas o que o Estado permite.
 
Ele tem como por obrigação primar cuidando dos seus “a população” de modo geral,
Ele deveria ser neutro, os direitos e garantias inerentes de quem está sob seu poderiu são subjugados e por vezes esquecidos.
O Pode é divergente de quem tem ele, tende a priorizar o seu próprio interesse.
O forte, o grande age como se fosse o tutor da soberania, domina todos os meios e recursos não se fazendo valer da verdadeira função social em que pese a soberania, porque ela pertence ao povo não ao Estado, muito menos a pequena classe dominante, não sendo essa vertente a verdadeira, frente a realidade existente do povo brasileiro.
O Estado por seus dominadores poderosos, limita a grande gleba populacional em conhecer a realidade, em entenderem como funciona o mecanismo do Poder incomparável frente ao pequeno que é o verdadeiro responsável para o funcionamento da máquina Estatal.
A falsa ideia que Ele repassa quanto a busca incessante o bem comum se dissipa a partir do descobrimento que Ele, o Estado é, apenas um mecanismo para servir a burguesia e para oprimir as classes exploradas das quais são grande parte da população inserido nelas cerca de 82%.
Dito é que o lutador trabalha, produz faz com que o maquinário Estatal esteja sempre em funcionamento, mesmo não existindo a necessária igualdade na distribuição de renda, gerando assim a opressão por muitos recebidas dos poucos dominantes.
É medido uma forma para se dissipar dissimulando a força do Estado, para um bem comum, moralmente, trata-se da tão sonhada hegemonia.
É crítica a situação entre a Sociedade pobre e o Estado esbanjador, pois, o mesmo deixa de cumprir suas inerentes obrigações fazendo massacrar todos sob seu domínio.
Uma sociedade oprimida, massacrada, e explorada vê esperança no que na verdade é seu direito.
A exemplo são as Universidades Federais desprovidas de funcionários, com quadro quase sempre defasado, a incompetência não revelada do Estado em querer administrar estas repartições se vê presente no momento do quase impossível ingresso do estudante em suas instalações.
O cursar em Federais não é realidade para todos, pois o Estado deixa prevalecer o instituto da meritocracia, aquele que ali foi treinado, moldado, adestrado para satisfazer suas irreais exigências são tidos como gênios, seres até mesmo superiores.
Esquecem os muitos que o direito a educação é inerente ao povo que necessita da soberana vida em sociedade.
No Brasil o ensino superior não é obrigatório, causa triste esta que incita a cada vez mais o instituto meritocrático prevalecer. A educação do filho gari que limpa as ruas infelizmente não é a mesma do filho do Industrial.
Fato este que deveria, o não investimento correto na Educação, a falta da norma aprovada própria que se evita sancionar garante o descaso educacional.
O alargamento de vagas nas Universidades Federais acarreta para o Estado gastos consideráveis, com concursos públicos e aumento do quadro de funcionários, atualmente defasados, manutenção das instalações que deveriam existir no mínimo 100 vezes a atual, pois o direito a Educação deveria ser estendido a todos não só a obrigatoriedade do ensino fundamental e médio.
A ingerência e incompetência do Estado é demonstrada onde a iniciativa privada age.
Toda faculdade particular toda escola particular para um devido educar deveria sim, ser publica, as vagas nas Universidades Federais deveriam sim ser constantes e abertas ao povo brasileiro.
Os professores das redes pública deveriam no mínimo serem equiparados quanto a os salários bem pagos das redes particulares.
Mais isto gera investimento devido, planos e políticas educacionais podem sim serem criadas para este fim, o professor deveria sim ser o melhor aluno da Escola, da Faculdade por onde passou, pois ele é o responsável por ensinar o futuro da nação.
Fato este subjugado, no Brasil tem-se o folclore e costume de professor ser aquele que não conseguir um emprego melhor. Com raras exceções. Esta belíssima profissão não é valorizada como deveria pelo Estado.
Pagar bem ao professor faz com que ele diminua sua carga de trabalho, pesquise mais, estude mais e com isso ensine muito mais. O professor pode então criar cidadãos pensantes e questionadores.

Pessoas estas que com conhecimento adquirido questionarão o poder do estado, fato este que mesmo não havendo ditadura, não se faz permitir pelo próprio Estado Poderoso.
Enquanto o Estado prefere em suas políticas absurdas de estado investir em bolsas universitárias, o dinheiro que deveria ser utilizado para o sobrevivência de Universidades Federais quanto a sua ampliação por direito, é dado para redes particulares, com isso, o mérito, a bondade parece ser Estatal, mais é tirado um direito do povo em poder receber ensino de qualidade de forma pública.
Os cofres públicos sofrem muito menos com o pagamento de bolsas universitárias, do que com a criação de concursos públicos para professores, funcionários administrativos, funcionários para conservação, abertura de licitações para construções de centenas de novos prédios públicos, evitando isto e presenteando os não pensadores, consegue substancialmente alargar os currais eleitorais, satisfazendo a massa adestrada que acredita sem questionar que Universidade Federal é para poucos. É mérito. E não é! É direito não utilizado.
Tornou-se um ditado o absurdo por muito falados, que o aluno da rede pública do ensino fundamental e médio, estuda em faculdade particular por que é mais fácil para o vestibular, enquanto o aluno do ensino fundamental, médio ou semelhante das redes particulares são exclusivos para ingressarem na Universidade Federal. Absurdo claro, porém atualmente existente pela inobservância conhecida do Estado.
Estado laico, Estado neutro, Estado imparcial pelo que tudo indica está aterrissado muito longe da realidade cotidiana do brasileiro. Bom seria identificar pessoas de valor, homens idôneos, políticos e políticas públicas sérias, não de governo mais de estado.
O Estado é o local de muitos dominados e regidos por pouquíssimos dominadores.
A maestria na dissimulação em face à sociedade vem impregnada com a arte de se fazer políticas públicas e não de Estado.
No Estado de Goiás e outros mais as políticas sociais são oferecidas tais como salário família, bolsa família, bolsa escola e tantos outros “presentes absurdos” acompanhados também de bolsas universitárias de onde se tira dinheiro público para pagar o serviço privado, maquiando o direito e a verdade, esconde a necessidade do emprego correto do erário. Dar e gastar pouco atribuindo a responsabilidade que é do Estado para a sociedade privada é fonte de indignação para os poucos que não se deixam enganar.
Desde os primórdios o Estado domina, impões, dita, bate e cria seres adestrados para cada vez mais o enriquecer, tido exemplo clássico também o Fordismo.
O limite ofertado a Escola quanto ao que ensinar, o que deixar apresentar, nos acompanha desde o nascimento, ensinamentos também impostos pela família que por vezes é uma seguidora fiel do Estado.
 
Considerações finais
Devemos ter uma visão do todo holisticamente confirmado.
Sabendo ainda que vivemos numa estrutura social alienante, que seduz do mais ao menos favorecido. Tratamos de nosso sistema capitalista.
Mesmo tendo conhecimento do que vem ainda acontecendo a realidade, não é finda, a luta pela melhoria é constante mesmo Ele o Estado sempre combatendo este preceito.
Deve todo cidadão sobressair no pessimismo da razão conseguindo evoluir com o otimismo da vontade.
 
Estado, Sociedade e Políticas Públicas, um mal contido dentro da tão falada divergente Democracia. (Que democracia é esta que tem o voto como obrigatório? Matéria de outro estudo).
 
 
 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Eu na sala de aula

SANTOS, Claitonei de Siqueira. Professor Políticas Educacionais, História, Faculdade Alfredo Nasser, Aparecida de Goiânia-GO.




[1] Irineu Aparecido Matos, Acadêmico em História, pela Faculdade Alfredo Nasser, Aparecida de Goiânia-GO, Acadêmico em Direito Faculdade Lions, Goiânia-GO 08/03/2014. 
 

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